CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 2 de dezembro de 2016

Cosems-RN finaliza trabalhos em 2016

Por Ascom Cosems-RN

dscn3733

Já em clima de final de ano e de despedida devido o encerramento das gestões municipais, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou nesta sexta-feira (2) sua última reunião ordinária de 2016.

O encontro aconteceu no Centro de Formação de Pessoal para Serviços de Saúde (Cefope), localizado na avenida Almirante Alexandrino de Alencar, ao lado do Hemonorte, e contou com a participação de aproximadamente 70 gestores municipais de saúde de todo Estado.

Durante os debates, a presidente do Colegiado e secretária municipal de saúde de São José do Seridó, Debora Costa, fez um balanço sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho ao longo dos últimos quatro anos, enaltecendo, principalmente, os desafios e avanços conquistados ao longo dos anos 2015-2016, período que compreende a atual gestão da Instituição.

DIFICULDADES E AVANÇOS

Dentre as dificuldades apontadas pela presidente Debora Costa que acabaram prejudicando o desenvolvimento dos trabalhos, a realização de parcerias e eventos de grande porte de qualificação e educação permanente, constaram: crises moral, política e econômica em que vive os governos federal e estadual, e o período eleitoral entre agosto e outubro.

Em relação aos avanços do Cosems, Debora Costa destacou que o Conselho “manteve foco nas [principais] discussões [do Sistema Único de Saúde – SUS] e (…) sempre esteve disponível para atender os secretários municipais (…).” A presidente também mostrou que uma das grandes lutas do Colegiado foi pela volta e manutenção dos repasses estaduais da Assistência Farmacêutica Básica e pelo apoio dados aos gestores em relação aos instrumentos de gestão. “Apesar de sermos muito ativos quanto ás questões locais, nossa luta em prol dos gestores se deu pelo Brasil afora, pois participamos de vários eventos onde sempre procuramos defender e luta por melhorias para o SUS e seus gestores”.

Quanto às perspectivas para 2017, a presidente destacou: realização do colhimento aos novos gestores em fevereiro e dos diálogos temáticos em abril; apoio financeiro para incentivar a participação dos secretários em congressos; viabilização de apoiadores regionais em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); luta para trazer o congresso 2018 do Conasems para Natal; luta pelo cofinanciamento estadual e federal do SUS; e a volta das discussões sobre regionalização e Programação pactuada e Integrada (PPI).

ORIENTAÇÃO

As técnicas do Cosems, Terezinha Rego e Solane Costa, realizaram um debate em meio aos gestores com o intuito de sanar as principais dúvidas sobre o encerramento da gestão, principalmente, do que trata a nota técnica Recomendações para o encerramento da gestão (confira AQUI).

A tutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte do Programa Mais Médicos (PMM), Lyane Ramalho, esteve presente nesta última reunião do Cosems em 2016 para apresentar a análise territorial do PMM e os indicadores de qualidade da atenção básica no Rio Grande do Norte entre 2013 a 2015 (confira AQUI).

Os técnicos da Sesap, Hugo Mota e Ivana Queiroz, também estiveram no encontro para explanarem sobre: E-SUS AB e Prontuário Eletrônico do Cidadão (confira AQUI), e o resultado do questionário FORMSUS (confira AQUI), dentre outros.