Com apoio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou nesta terça-feira (13) mais uma capacitação de farmacêuticos e gestores municipais no Sistema Nacional de Assistência Farmacêutica (Hórus). O encontro aconteceu nas dependências do Núcleo de Apoio em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e contou com a participação de representantes vindos de 35 municípios do Estado.
O Hórus é uma ferramenta de acesso on-line do Ministério da Saúde que permite o controle e distribuição de medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), que permite ao farmacêutico registrar individualmente os medicamentos utilizados por paciente, além de permitir o rastreio e o controle farmacoepidemiológico dos medicamentos dispensados.
De acordo com o assessor técnico referência para a Assistência Farmacêutica do Cosems-RN, kleber Lomonte, o treinamento trouxe uma visão geral de gerenciamento do Sistema para que cada farmacêutico possa organizar a situação de seu município. “A capacitação foi necessária uma vez que constatamos que 53 municípios potiguares não estavam alimentando o Hórus devido a motivos técnicos, como a não alimentação do sistema pela falta de senha ou mesmo pela troca de secretário ou farmacêutico”.
Dos 53 municípios com pendências apenas dos municípios de Espírito Santo, Goianinha, Montanhas, Pedro Velho, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Vila Flor, Areia Branca, Grossos, Upanema, Galinhos, Jandaíra, Macau, Maxaranguape, Pedro Avelino, Poço Branco, Pureza, Riachuelo, Touros, Pedra Grande, São Bento do Norte, Carnaúba dos Dantas, Florânia, Tenente Laurentino Cruz, Japi, Major Sales, São Francisco do Oeste, Marcelino Vieira, Pilões, Extremoz, Fernando Pedrosa, Paraú e Triunfo Potiguar comparecem ao encontro.
Uma próxima capacitação está prevista para acontecer no mês de dezembro para contemplar os municípios que ainda estão com pendências e uma outra será marcada para atender os municípios faltosos nesta primeira etapa. Além de Kléber Lomonte, a capacitação também contou com a participação de Thiago Vieira, Marlene Ferreira e Victor, ambos lotados na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) da Sesap.