O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) participou, nesta quinta-feira (24), no Hotel Holiday Inn, em Natal, da 2ª Oficina de Construção e Validação dos Planos de Ação e Transformação em Saúde Digital com foco em gestores integrantes da Macrorregião 2, formada por municípios das regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu.
A Oficina é uma realização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e é mais um evento que acontece dentro do contexto das comemorações alusivas aos 60 anos de atividades desta Secretaria. Na última terça-feira (22), um primeiro encontro da 2ª Oficina já havia sido realizado para gestores integrantes dá Macrorregião 1, formada por municípios das regiões Agreste/Litoral Sul, Mato Grande/Salineira, Seridó, Trairia/Potengi e Metropolitana.
“Temos que colocar a mão na massa para proporcionar uma melhor operacionalização de nossas demandas. O SUS Digital trará essa transformação para que nossos municípios para que nossos serviços de saúde funcionem de forma mais efetiva”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia, (SMS Dr. Severiano), apontando também a praticidade e a importância do SUS Digital para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além do Cosems, Sesap e Ministério da Saúde, a 2ª Oficina de Planejamento do SUS Digital no RN também contou a participação de diversos outros atores do SUS potiguar.
SUS DIGITAL
O Programa SUS Digital tem o objetivo de promover a transformação digital no SUS, favorecendo o acesso universal e equitativo às ações e aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde , a integralidade e a resolubilidade das Redes de Atenção à Saúde.