Em uma plateia repleta de diversos atores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Norte, o Conselho Estadual de Saúde (CES) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) deu início, nesta terça-feira (20), a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do RN. O evento acontece no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), em Natal.
Ladeado por diversos atores que trabalham diariamente na construção e aperfeiçoamento do SUS, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), representado por sua presidente Maria Eliza Garcia (Doutor Severiano), participou do dispositivo de abertura da Conferência. Além da presidente, do Cosems também se fizeram presentes Dailva Bezerra (vice-presidente), Ângela Vilma (diretora) e Solane Costa (assessora técnica).
“Todos nós fazemos o SUS acontecer e por fazermos o SUS acontecer, devemos valorizar o agir, o fazer. Não existe gestão municipal, estadual ou federal sem o trabalhador. Não existe SUS sem o trabalhador. É importante valorizarmos o nosso trabalhador através da educação permanente e de salários dignos”, destacou Maria Eliza Garcia.
PROGRAMAÇÃO
Com programação até esta quinta-feira (22), a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação Saúde do RN debate temas como: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, “Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde”, “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Rio Grande do Norte”, e “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.