CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 24 de março de 2023

Cosems-RN debate Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde durante evento em Brasília

Por Ascom Cosems-RN

Entre os dias 21 e 23 de março o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), realizou, em Brasília/DF, o Encontro Nacional Trabalho e Educação na Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Na oportunidade, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) foi representado por sua assessora técnica, Terezinha Rego e pela vice-presidente da quarta região de Saúde (Seridó), Evaneide Nóbrega (SMS Serra Negra do Norte).

O evento integrou as ações do Ministério da Saúde, nestes 100 dias da nova gestão do Governo Federal, com o objetivo de discutir as prioridades para a gestão do trabalho e da educação na saúde do SUS. As discussões contaram com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, de gestores e gestoras municipais que representaram os Cosems e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e de organizações sindicais, dentre outros.

De acordo com Evaneide Nóbrega, durante as discussões, foram apresentadas a situação e perspectivas sobre políticas, programas e ações que serão viabilizadas pela SGTES; bem como a nova proposta de desenho organizativo desta Secretaria, além das prioridades centrais para o trabalho e educação na saúde. “Enquanto Cosems, trabalhamos nossas dificuldades frente aos problemas que enfrentamos, em nossos municípios, pelo fato de que ainda não temos uma política clara na contratação de pessoal e de financiamento para a gestão do trabalho”, ponderou.

A assessora técnica do Cosems, Terezinha Rego, também fez uma fala no evento, representando a região nordeste e o Cosems-RN, onde levou as proposições estratégicas em defesa dos municípios na organização da gestão do trabalho, incluindo entre outros pontos o financiamento, a qualificação e estruturações das áreas estaduais e municipais.