CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 21 de março de 2018

Cosems-RN debate erradicação da Sífilis

Por Ascom Cosems-RN

Na pessoa de sua 2ª vice-presidente e secretária municipal de saúde de São Paulo do Potengi, Dailva Bezerra, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) esteve presente na abertura da Capacitação Introdutória para Apoiadores de Pesquisa e Intervenção do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção, nesta segunda-feira (19), no Praiamar Hotel, em Natal.

Com programação a ser realizada entre os dias 19 e 23 de Março, a organização do evento ficou a cargo da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN), parceira do Ministério da Saúde no desenvolvimento do Projeto de Integração Inteligente Aplicada ao Fortalecimento da Rede de Resposta Rápida à Sífilis, que tem o objetivo de erradicar a Sífilis no Brasil.

Além de autoridades locais e do Governo Federal, a Capacitação conta com a presença de profissionais aprovados pelo Edital 001 de 16 de Janeiro de 2018, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS); selecionados para atuarem como bolsistas de pesquisa e intervenção nos municípios potiguares que necessitam de atenção prioritária em relação à Sífilis.

SÍFILIS

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), de natureza infectocontagiosa, podendo ser adquirida em qualquer fase da vida. A transmissão ocorre pela relação sexual sem o uso de camisinha com indivíduo contaminado. A mãe contaminada pode transmitir a doença durante a gestação ou na hora do parto (sífilis congênita). O diagnóstico sorológico é feito com um Teste Rápido, que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).