O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou, nesta terça (17) e quarta-feira (18), seu XV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do RN. O evento aconteceu no hotel Vila do Mar, na Via Costeira, em Natal e teve como tema os “30 anos de Cosems e seus reflexos no SUS do RN”. O público-alvo do XV Congresso foram os secretários municipais de saúde do Estado.
O evento teve como palestrantes quadros técnicos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), Tribunal de Contas da União (TCU), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Ministério Público (MPRN).
As mesas de discussões do XV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do RN trataram sobre a ordenação e utilização dos recursos financeiros do SUS (MESA 1), e sobre o panorama, desafios, perspectivas, integração entre atenção básica/vigilância em saúde e estratégias resolutivas da nova política de Atenção Primária do Ministério da Saúde (MESA 2). Na programação, ainda constaram apresentações sobre a plataforma IDEIASUS/FIOCRUZ e um painel sobre a regulação no setor saúde e judicialização.
DISCUSSÕES
Na manhã de terça-feira, a MESA 1, que debateu sobre a ordenação e utilização dos recursos financeiros do SUS, teve como coordenadora a segunda vice-presidente do Cosems-RN e secretária municipal de saúde de São Paulo do Potengi, Dailva Bezerra. A relatoria desta mesa ficou por conta da apoiadora do Cosems, Nikeline Monteiro. Os expositores foram: Célio da Costa Barros (auditor federal de controle externo do TCU), Anne Emília da Costa Carvalho (secretária de controle externo do TCE/RN), Blenda Leite Saturnino Pereira (assessora técnica Conasems) e Alessandra Giseli Matias (assessora técnica Conasems). Confira:
Ainda na terça, houve apresentação em torno do IDEIASUS, que ficou por conta de Valcler Rangel, coordenador do projeto. Já a MESA 2, que debateu o panorama, desafios, perspectivas, integração entre atenção básica/vigilância em saúde e estratégias resolutivas da nova política de atenção primária do Ministério da Saúde, teve como coordenadora a segunda vice-presidente do Cosems-RN e secretária municipal de saúde de Cerro Corá, Regina Célia. A relatoria dos debates ficou por conta da apoiadora do Cosems-RN, Rosário Bezerra. Os expositores da MESA 2 foram: Livia Faller (diretora de promoção à saúde da Secretaria de Atenção primária à Saúde do Ministério da Saúde), Hugo Motta (coordenador do Núcleo Estadual da Estratégia de Saúde da Família da Sesap) e Hisham Mohamad Hamida (diretor financeiro do Conasems). Confira:
As últimas discussões do evento aconteceram durante a MESA 2, na manhã da quarta-feira. O tema debatido foi o panorama, desafios, perspectivas, integração entre atenção básica/vigilância em saúde e estratégias resolutivas da nova política de atenção primária do Ministério da Saúde. A coordenação dos debates ficou por conta de Jalmir Simões da Costa, secretário municipal de saúde de São Gonçalo do Amarante e secretário de articulação interinstitucional do Cosems. Já a relatoria foi feita pelo apoiador do Cosems, Alexandre Policarpo. Os expositores foram: Marcos Sales (juiz corregedor do Estado da Paraíba), Iara Pinheiro (Promotora de justiça do CAOP/RN), Cipriano Maia (secretário de saúde do RN) e Fernanda Terrazas (assessora jurídica do Conasems). Confira:
ENTREVISTAS
A cobertura do XV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte ficou por conta das TVs Tropical e Assembleia. Confira:
FOTOS
Clique em cima das imagens e confira registros do evento: