CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 11 de outubro de 2012

Cosems realiza sétima edição do Diálogo Temático

Por

Acontece nos dias 10 e 11 de outubro, no Hotel Praiamar, a 7ª edição do Diálogo Temático, cujo tema é Ciclo de Planejamento Estratégico em Saúde: Rede Hospitalar do RN. Participaram do evento integrantes de onze hospitais da rede estadual e que são importantes na construção das redes municipalizadas de atendimento à saúde.

A secretária executiva do Cosems-RN, Terezinha Rego, disse que o objetivo do evento é atingir todos que têm papel importante nas redes de urgência, emergência e cegonha, além de unificar ações para afinar a relação dos gestores com o governo. Hoje falaremos para integrantes de onze hospitais, dos vinte e três que compõem a rede estadual. Os demais ficarão para a segunda etapa, informou a secretária.

O primeiro dia do evento teve início com a fala da presidente do Cosems- RN, Solane Costa. A presidente disse que o Diálogo é realizado em parceria com o Governo do Estado e que visa uniformizar os conceitos que envolvem a saúde no RN para dar uma noção equânime dos termos para todos que contribuem para o funcionamento da saúde no RN. 

Vamos abordar os princípios e diretrizes do SUS para que todos compreendam seu funcionamento e o que podemos fazer para torná-lo um sistema eficiente, explicou. A presidente aproveitou para divulgar o Saúde+10%, Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde Pública brasileira e a reunião que haverá dia 22 de outubro, no mesmo hotel, para tratar deste tema.

Na primeira palestra, ministrada por Terezinha Rego, foi explorada a história do Sistema Único de Saúde e a situação em que o Sistema se encontra hoje no Brasil. A secretária, em seguida, expôs o plano que tem sido colocado em prática no RN para melhorar os atendimentos em saúde, de dividir esses atendimentos em cinco redes de atenção. A primeira é a Rede de Atenção Materno-Infantil – Rede Cegonha, que busca garantir a cidadania desde o pré-natal até o nascimento da criança. A segunda rede é a de Urgência e Emergência, que dará atenção aos casos de infarto, trauma e AVC; a terceira é a rede que atenderá a população usuária de álcool, crack e outras drogas; a quarta é a de doenças crônicas/degenerativas e a 5ª é voltada para deficiências físicas e genéticas.

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Vilela, compareceu ao evento e declarou que o Diálogo Temático é válido para mostrar a todos que fazem a saúde qual é a importância da montagem dessa rede, como também o financiamento e para explicar que redes são essas. É um trabalho de integração que deve ser feito entre todos que fazem a saúde, como também os hospitais do interior, disse. O evento continuará ainda na quinta-feira, dia 11, e abordará temas relacionados ao funcionamento do SUS.