CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 20 de abril de 2011

Cosems realiza reunião com gestores da saúde

Por

O Conselho de Secretarias Municipais do Rio Grande do Norte (COSEMS/RN) realizou, na manhã desta quarta-feira (20), a sua 153ª reunião. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Saúde e contou com a participação de representantes da saúde de diversos municípios do Estado. Na ocasião, foram discutidos temas como o problema de cirurgias ortopédicas, credenciamento dos leitos de UTI, carga horária e funcionamento do Programa Saúde da Família (PSF), pactuação dos recursos para vacinação, entre outros.

As reuniões, que acontecem todos os meses, têm como finalidade debater assuntos que preocupam os gestores de recursos da saúde e tentar atender a demanda das Secretarias. Para a presidente do COSEMS, Solane Costa, todos os temas são fundamentais para que as secretarias desenvolvam seus trabalhos com eficácia. “Os Secretários apresentam suas prioridades e a diretoria procura otimizar o tempo da reunião para que a dúvida ou o problema apresentado seja solucionado”, afirmou.

Um dos temas abordados foi o Programa de Saúde da Família (PSF) e as dificuldades de se encontrar profissionais que estejam dispostos a participarem do programa em alguns municípios do Rio Grande do Norte. Em muitas cidades, as equipes não cumprem a carga horária exigida, que é de quarenta horas semanais.

O Conselho também discutiu o credenciamento dos leitos de UTI no Estado. Para Solane Costa, os municípios precisam não só de mais recursos para aumentar o número de leitos nas unidades públicas, como também encontrar formas de buscar a complementação no serviço privado. Esta complementação deve acontecer embasada financeira e juridicamente, para que o sistema público consiga atender a demanda existente. ”Cada ponto discutido nesta reunião requer encaminhamentos e que tracemos estratégias para solucionar os entraves encontrados”, declarou Solane.

A Programação Pactuada Integrada (PPI) também foi motivo de discussão entre os presentes, visto que ainda existiam dúvidas quanto à compensação entre municípios e muitos não estão dando conta da demanda. De acordo com Terezinha Rego, Coordenadora de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde, “É preciso que cada município faça a reprogramação a cada três meses ou os recursos serão perdidos. Eles precisam articular entre si como acontecerá a compensação dos serviços”.

Solane reafirmou a importância da presença de todos, já que os assuntos tratados nas reuniões são dúvidas recorrentes e podem auxiliar nos problemas que eles enfrentam nas situações diárias. O evento contou com a presença de Juliana Araújo Coordenadora de Endemias do Estado, que explicou como acontecerá a distribuição de recursos para a campanha de imunização de 2011.