CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 1 de setembro de 2014

Cosems participou de encontro com governadoráveis promovido pelo MP

Por

Na manhã desta segunda-feira (1), a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems_RN), Salete Cunha, e o representante da Assistência Farmacêutica do colegiado, Kléber Lomonte, participaram – na sede do Ministério Público Estadual – do Fórum em Defesa da Saúde Pública do RN com os candidatos ao governo do estado.

O encontro teve o intuito de entregar aos candidatos uma pauta de prioridades na saúde e ouvir dos mesmos suas propostas na área. Dos cinco postulantes ao cargo – Henrique Eduardo (PMDB), Araken Farias (PSL), Simone Dutra (PSTU), Robinson Faria (PSD) e Robério Paulino (PSOL) – apenas o candidato do PMDB não participou da reunião devido a compromissos em Brasília, cumprindo agenda institucional como presidente da Câmara dos Deputados.

Segundo o promotor de justiça, Carlos Henrique Rodrigues, o documento entregue aos candidatos foi produzido a partir das reuniões do Fórum de Defesa da Saúde e elaborado para compilar as ideias referentes a medidas sanitárias para o estado. A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAOP Saúde), Iara Pinheiro, abriu a exposição dos tópicos do documento e enfatizou o objetivo do Fórum para a resolução de problemas recorrentes na saúde pública potiguar.

“O Fórum nasceu da ansiedade de vários órgãos para se reunir em defesa da saúde, especialmente após o estado de calamidade decretado em 2012. Não se vai promover diretrizes sanitárias a partir apenas do Judiciário, deve haver colisão de forças. O Fórum pretende ser a força cidadã”, abordou doutora Iara.

Após a leitura do plano de prioridades sanitárias cada candidato dispôs de 15 minutos para se posicionarem a respeito dos 20 pontos do documento e explanarem  suas propostas.

Conheça AQUI as ‘Prioridades Sanitárias para o Novo Governo Estadual no Âmbito
da Política Pública de Saúde’.