A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria da Salete Fernandes Cunha, representou o Colegiado na abertura do Encontro sobre a qualidade da definição das causas de mortes no Brasil, que ocorreu na manhã desta terça-feira (22), no Serhs Natal Gran Hotel.
O evento está sendo realizado através de uma parceria entre o Ministério da Saúde – através do Departamento de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde – e a Universidade australiana de Melbourne, e segue com programação até esta quinta-feira (24).
No Encontro serão apresentados os resultados da pesquisa de redução de causas de morte pouco específicas, realizada em sete cidades do Brasil, e o aplicativo para smartphones sobre o diagnóstico da causa morte para médicos e a realização de oficinas. Também serão realizadas oficinas sobre a investigação em registros hospitalares e avaliadas ações relativas à Vigilância do Óbito e o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
“Essa iniciativa é muito positiva, pois discutirá e avaliará os resultados de pesquisas de redução de causas de mortes, realizadas em cidades do Brasil, como também a investigação em registros hospitalares. A avaliação de óbitos no SIM só contribui para o aprimoramento no atendimento aos pacientes e o fortalecimento das estratégias desenvolvidas pelos municípios que devem ser monitoradas e avaliadas”, destacou Salete Cunha, além de frisar a parceria entre o Cosems e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em iniciativas como que fortaleçam significativamente o Sistema Único de Saúde (SUS).
Confira a programação: