CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 16 de janeiro de 2025

COSEMS INTEGRA COE ARBOVIROSES NO RN

Por Ascom Cosems-RN

Diante do cenário epidemiológico das arboviroses urbanas como dengue, chikungunya e zika, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) instituiu, nesta quinta-feira (16), o Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses) para traçar e apoiar o desenvolvimento de ações e estratégias voltadas aos componentes de vigilância epidemiológica, laboratorial, assistência e controle de vetores.

O COE Arbovirores irá monitorar e analisar a situação das arboviroses, com ênfase em dengue e chikungunya, para orientar o planejamento, a execução e desencadear ações estratégicas para uma gestão coordenada da resposta à situação epidemiológica no âmbito estadual. Frente aos impactos das doenças, a implantação do COE Arboviroses possibilitará a intensificação do monitoramento dos casos e óbitos a fim de aperfeiçoar a resposta dos serviços de saúde.

Na ocasião, além da vice-presidente do Cosems-RN, Dailva Bezerra (SMS Santa Cruz), que colocou o Conselho à disposição para fortalecer as ações de vigilância epidemiológica no RN, o secretário executivo deste Conselho de Secretarias, Sueldo Queiroz, também se fez presente e apontou que o Cosems vai intensificar as parcerias nos territórios, entre municípios e Sesap, para fortalecer as ações no combate as arboviroses.

“O Cosems-RN está preparando um
Informativo Técnico com o objetivo de orientar os novos gestores sobre arboviroses. A sugestão é que os municípios montem suas Câmaras Territoriais com representantes dos diversos setores da administração e sociedade civil organizada”, apontou Sueldo Queiroz.

Também estiveram presentes no encontro representantes de diversos setores do Governo do Estado, do Ministério Público do RN, de Universidades Públicas do Rio Grande do Norte e da FEMURN.