A diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) teve agenda conjunta, nesta terça-feira (15), com a diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) para alinhamento das principais demandas municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) em território potiguar.
“A FEMURN e os prefeitos precisam estar juntos dos gestores de saúde nas principais pautas, discussões e pactuações ocorridas na saúde pública do Estado”, frisou Maria Eliza Garcia, mostrando que o encontro foi de fundamental importância, pois permitirá uma melhor reflexão e afinação de como secretários e prefeitos estão atuando na condução do SUS do Rio Grande do Norte.
Segundo avaliação da presidente Maria Eliza Garcia, após esta audiência os secretários municipais de saúde terão mais apoio dos prefeitos no fortalecimento da gestão municipal do SUS no Rio Grande do Norte. Ainda de acordo com Maria Eliza Garcia, Cosems e FEMURN terão encontros regionais em torno do SUS.
Presentes no encontro representando a FEMURN: presidente Babá Pereira (prefeito de São Tomé), vice-presidente Luciano Santos (prefeito de Lagoa Nova), tesoureiro Clécio Azevedo (prefeito de Bom Jesus), diretor Fábio Dantas e Ivanildo Filho (presidente da Associação dos Municípios do Seridó e prefeito de Timbaúba dos Batistas.
Do Cosems, além da presidente Maria Eliza, também estiveram presentes: os vice-presidentes Dailva Bezerra (Boa Saúde) e Jalmir Simões (São Gonçalo do Amarante), a diretora financeira Ângela Wilma (Major Sales), o conselheiro fiscal Jefferson Souza (São José de Mipibu), os vice-presidentes regionais da terceira região de saúde Lealdo Pezzi (Maxaranguape) e Wendell Costa (Poço Branco), a técnica Solane Costa e o secretário executivo Sueldo Queiroz.