CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 1 de junho de 2012

Cosems discute Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

Por

Na manhã de terça-feira (29), o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RN), participou de uma reunião no Centro de Reabilitação Infantil e adulto (CRI/CRA), para discutir a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. O novo instrumento está incluso em uma adesão feita pelo Governo do Estado ao Plano Viver sem Limite, lançado no Rio Grande do Norte pela Ministra dos Diretos Humanos, Maria do Rosário Nunes, no dia 16 de maio deste ano.

Os objetivos gerais da Rede incluem a ampliação do acesso e qualificação dos atendimentos às pessoas com deficiência temporária ou permanente, progressiva, regressiva ou estável, intermediária ou contínua no SUS; promoção à vinculação das pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, ostomia ou com múltiplas deficiências e suas famílias aos pontos de atenção e garantia à articulação; e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento e classificação de risco.

Durante a reunião, o diretor técnico do CRI/CRA, Sueldo Queiroz, apresentou ao Grupo Condutor Estadual a portaria  nº 793, de 24 de abril de 2012,  que institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Na apresentação, foram mostrados os pontos necessários ao processo de construção da Rede, como a apresentação das diretrizes, o desenho regional dos centros de especialidades e o desenvolvimento dos processos de urgência e emergência. Sueldo Queiroz ainda afirmou que a Rede deve começar pela Grande Natal, em função de a região contemplar atualmente um grande número de serviços essenciais ao processo de reabilitação, além de ter o CRI/CRA como centro de referência. Ele enfatizou a importância e urgência na construção deste processo, para que o RN saia na frente e se torne o primeiro do Nordeste a implantar a Rede.

 

Após a apresentação, foram discutidas as próximas agendas para traçar o diagnóstico e o desenho regional da Rede. Além do COSEMS/RN, o grupo tem como membros a Coordenação de Hospitais, a Coordenação de Planejamento e Saúde (CPCS), a Coordenação de Promoção e Saúde, o Centro de Reabilitação Infantil a adulto (CRI/CRA) e a ADOTE.

 

A representante do COSEMS/RN na reunião foi a Secretária adjunta de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Clotildes Macedo. Ela destacou a participação do Conselho no grupo. “Nós conhecemos bem as dificuldades em saúde das regiões e, principalmente, quando se trata da questão da deficiência. Nesse sentido, essa Rede chega para somar, pois temos um grande número de pessoas com alguma deficiência no nosso Estado. O COSEMS/RN vai estar junto desse processo de construção como tem feito com as outras Redes. Ele é a ponte entre os municípios e o Estado no apoio ao diagnóstico e o suporte, no sentido de agregar esforços para a realização do projeto”, declarou.

Na reunião, ainda se fez presente o diretor geral do CRI/CRA, Manoel Nogueira, e o apoiador estadual das Redes, Ivis Bezerra, que procura analisar e diagnosticar os problemas para apresentá-los ao Ministério da Saúde. O apoiador acredita que a Rede poderá resolver os problemas atuais. “A rede é fundamental para que o CRI/CRA possa atender a sua demanda com qualidade”, afirmou. Ivis Bezerra destacou também a importância da Atenção Básica à Saúde. “Cerca de 30% das deficiências físicas ainda são acarretadas por problemas de gestação, que podiam ser evitados com o pré-natal”, finalizou.

Atualmente, o CRI/CRA atende 7 mil pacientes por mês. Com toda essa demanda, o auxílio da Rede torna-se fundamental para o atendimento de qualidade. O grupo continuará realizando reuniões semanais para publicar a portaria e enviá-la ao Ministério da Saúde, a fim de solucionar os pontos fracos de forma rápida e eficaz.