CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 16 de maio de 2012

COSEMS debate Assistência Farmacêutica e Atenção Básica

Por

Secretários municipais de saúde de todo o Estado se reuniam na manhã desta quarta-feira (16), no auditório da Secretaria de estado da Saúde Pública (Sesap), para discutir o Plano Estadual de Urgência e Emergência do Estado e a problemática da Assistência Farmacêutica e Atenção Básica. O objetivo do encontro foi definir medidas que possam melhorar os atendimentos nos municípios.

Segundo a assistente técnica da coordenação de planejamento, Ilza Carla, ressalta a importância Plano de Urgência e Emergência. “O Plano objetiva reunir serviços, priorizando linhas de cuidado que precisam de mais atenção e desta forma conseguimos viabilizar o aprimoramento da qualidade desses atendimentos”, explicou.

A problemática da Assistência Farmacêutica e Atenção Básica foi o assunto mais polêmico abordado no evento.  A presidente do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do RN (Cosems/RN), Solane Costa, explicou que os representantes das pastas fizeram um documento e enviaram ao Ministério Público Estadual solicitando recursos para a área.

Esses recursos deveriam ser repassados pelo governo do Rio Grande do Norte para os municípios do Estado, mas desde 2010 as prefeituras não recebem os valores. “Essa dívida deve ser paga em parcelas trimestrais e somam 7 trimestres. As secretárias esperam agora que as planilhas de cada município sejam enviadas pelo Estado”, esclareceu.

Os outros assuntos abordados na reunião foram: a falta de comprometimento dos profissionais médicos no atendimento pelo SUS, destino adequado aos pneus inservíveis, controle vetorial da leishmaniose viceral, reorganização do atendimento hierarquizado na tuberculose, plano de aplicação dos recursos da gestão estratégica e participativa, falta de medicamentos na UNICAT e o convite para o IX Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde.

Durante o evento, a presidente do Cosems/RN destacou a importância da participação das Secretárias no Congresso.  “Esse será o ultimo congresso dessa gestão. É importante que todos os secretários participem, pois ele aborda temas muito importantes.” O congresso acontece entre os dias 11 e 14 de Junho, em Marceió (AL).