CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de novembro de 2010

Congresso aborda deficiências do SUS no RN

Por

Começou nesta terça-feira (09) o congresso “Construindo cenários: (re) politizando o SUS no RN”, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do RN (COSEMS/RN). O evento é voltado para administradores públicos, funcionários e profissionais do setor e tem como finalidade a formulação de estratégias que mobilizem a sociedade rumo à consolidação do SUS como política de Estado.

Neste primeiro dia estão sendo discutidos temas relacionados aos quatro pilares do SUS, que envolvem ações relativas ao monitoramento e às atividades dos agentes participativos, incluindo gestores – como secretários de saúde – e cidadãos. A primeira discussão do dia girou em torno da reflexão sobre os agentes de promoção do SUS, notadamente a comunidade, que pode melhorar a sua atuação por meio dos conselhos comunitários. Participaram da mesa-redonda André Bonifácio, representante do Ministério Público; Luiz Carlos Bonzam, diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS e ainda Alexandre Alverne, secretário de saúde de Fortaleza.

De acordo com a presidente do COSEMS no Rio Grande do Norte, Solane Costa, o congresso viabiliza a construção de uma nova agenda que possibilitará um melhoramento do SUS no estado. “É preciso valorizar e debater cada vez mais o nosso sistema de saúde que, apesar de tudo, ainda tem qualidades”, disse.

O congresso ocorre durante toda a terça-feira e prossegue nesta quarta, dia 10.  A segunda-mesa redonda, que acontece nesta tarde, trará como tema a “Personalidade jurídica dos fundos de saúde: novos desafios para a Gestão Administrativa e Financeira nos municípios”. As inscrições ainda podem ser realizadas no saguão do Hotel PraiaMar, em Ponta Negra.