CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 14 de julho de 2011

Confira opinião dos secretários sobre Congresso do Conasems

Por

“O Conasems está de parabéns pela realização do evento, pela organização, cumprimento de horários, escolha de temas de grande importância e de interesse aos gestores. Na abertura, a palestra do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, chamou a atenção, principalmente porque percebemos que ele literalmente ‘vestiu a camisa do SUS’. Acredito com toda convicção que este congresso atingiu todas as expectativas, tendo como consequência direta o fortalecimento e o aprimoramento de todos os que participaram”.
Mário Soares – secretário municipal de Saúde de Maxaranguape (foto)

“O congresso nos proporciona energia, acúmulo de informações, atualização, interação e integração das equipes gestoras, além de intercâmbio de experiências. É uma oportunidade única para compartilhar dúvidas, dificuldades, angústias mas, principalmente, glórias”.
Solane Costa – presidenta do Cosems/RN e secretária municipal de Saúde de São José de Mipibú

“Participar do congresso do Conasems oportunizou conhecimento, além de nos incentivar a questionar nossos pensamentos e práticas”.
Evaneide Nóbrega – secretária municipal de Saúde de Santa Cruz

“O evento sempre teve um significado muito importante para nós gestores do SUS, pois tem propiciado um grande espaço de intercâmbio de experiências, aprimoramento dos nossos conhecimentos técnicos e nos sensibiliza como atores para os desafios que teremos pela frente, para consolidarmos o SUS em nosso país. Parabéns ao Conasems”.
Rita de Cássia – secretária municipal de Saúde de Japi

“Tivemos um momento único de discussões, avanços, mas também de novos desafios. O decreto 7.508, que regulamenta a lei nº 8.080, deixou de fora a questão financiamento no que se refere ao art. 35 da referida lei. Temos que avançar quanto à regulamentação da EC 29, não a que está em discussão, mas a que garante no mínimo 10% da Receita Bruta para saúde. Temos também que avançar no sentido de nos unirmos para a garantia de no mínimo 50% deste valor anteriormente citado, não por produção e sim per capita”.
Salete Cunha – vice-presidenta do Cosems/RN e secretária municipal de Saúde de Bom Jesus