CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 7 de maio de 2015

COMITÊ TÉCNICO ESTADUAL DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA E QUILOMBOLA DO RN REALIZOU PRIMEIRO ENCONTRO

Por

 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promoveu na manhã desta quarta-feira (6), das 9h às 13h, no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária  (Incra), na Rua Potengi, 612 – Petrópolis, a primeira reunião ordinária do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra e Quilombola do Rio Grande do Norte.

O encontro foi articulado pela subcoordenadora de informação, educação e comunicação da Sesap, Eufrásia Ribeiro e teve o objetivo de discutir a implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no estado. Houve a participação de gerentes das Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps), gestores municipais, integrantes do movimento negro e quilombola, e Ministério da Saúde, com a presença de Rui Leandro da Silva que atualmente é coordenador geral de apoio à educação popular e à mobilização social do Departamento de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

Segundo Eufrásia Ribeiro, o comitê é formado por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, do Conselho Estadual de Saúde (CES) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), e têm o intuito de discutir as ações da política Nacional de Saúde Integral à população Negra e Quilombola em território potiguar. “Para a população inserida neste segmento, a criação desta instância foi um marco. Foram mais de 10 anos de lutas para obterem este espaço, e ano passado, efetivaram o Comitê com a publicação da Portaria nº 406/2014 (GS-Sesap) de 28 de outubro de 2014”, enfatizou.

De acordo com dados repassados pela assistente social e ativista do movimento negro no Rio Grande do Norte (RN), Elizabeth Lima, “61,3% da população do estado é negra. No  RN existem em torno de 60 comunidades quilombolas com mais de 2 mil casas de terreiro de matriz negra e ameríndia”, informou.

Ainda de acordo com a subcoordenadora de informação, educação e comunicação da Sesap, os próximos encontros ocorrerão “numa periodicidade de dois meses” e servirão para discutir avanços e melhorias no SUS potiguar para o segmento.

*Jackson Dantas Filho (Assessor de Comunicação Social  do Cosems-RN).