O início da Campanha Nacional de vacinação contra o Influenza foi antecipado para o dia 10 de abril, após articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Fiocruz.
A partir da próxima segunda-feira, 25 de março, terá início o envio dos lotes de maneira gradual, até atingir 36 milhões de doses para o início da campanha, em 10 de abril. É importante destacar que desde 2003 tem sido observado queda nas coberturas vacinais, principalmente nos grupos de crianças e gestantes.
Com o intuito de reverter esse quadro, os grupos prioritários foram divididos em duas etapas de imunização:
– 10/04 a 19/04: Vacinação de crianças (de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes contra influenza. Além da atualização da caderneta de vacinação de crianças e gestantes.
– 22/04 a 31/05: Ampliação para os demais grupos prioritários: puérperas (até 45 dias após o parto), idosos (60 anos ou mais), trabalhadores de saúde e do sistema prisional, indígenas, pessoas com comorbidades, privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativas e professores da rede pública ou privada.
PORTAL CONASEMS