CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 16 de dezembro de 2016

Câmara dos Deputados discute preço de comercialização de medicamentos

Por Ascom Cosems-RN

bosiocamara

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados convocou nesta terça-feira (13) uma reunião para discutir o preço de comercialização de medicamentos em farmácias brasileiras, a partir do requerimento nº 397, do Deputado Marcus Pestana, e nº 430, do Deputado Toninho Pinheiro.

O secretário municipal de Canoas-RS e diretor do Conasems, Marcelo Bósio, esteve presente representando a instituição e afirmou durante a sessão que a importância da regulação desse mercado é indiscutível. “Deixar um livre comércio com valores determinados pelo próprio mercado faz com que a situação fique desfavorável para a população, e temos que garantir o acesso das pessoas a esses medicamentos”.

Bósio ainda ressaltou as dificuldades geradas pela judicialização. “Temos dificuldades em cumprir as ordens judiciais e suprir a demanda que o município gera porque os valores tem sido crescentes e temos cada vez menos recursos”. O secretário também destacou a questão da compra e transporte dos medicamentos que precisa ser revisto e a tabela de preços que muda de um município para o outro e dificulta a realização da transparência.

O deputado Marcus Pestana, que convocou a reunião, comentou que o objetivo é ouvir as entidades relacionadas a saúde para entender a situação e as dificuldades. “A questão de regulação de preço de medicamentos é um problema sério, a população nunca é beneficiada nesse jogo das indústrias e dos fornecedores. Além disso, tem vários gestores com problema na justiça por judicialização, isso acontece no Brasil inteiro e os secretários de saúde ficam pressionados pela população e pelos juízes”.

CONASEMS