CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de julho de 2012

“Brasil, Colesterol na Meta”

Por

 

As doenças cardiovasculares, que afetam o coração e os vasos sanguíneos, são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil. Levantamento realizado, em 2011, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 33% das mortes no país são causadas por problemas no sistema cardiovascular. Essa realidade, no entanto, pode mudar se a população estiver atenta a cuidados básicos como a alimentação e a prática de atividade física.

Pensando em levar a importância desses cuidados a população usuária da atenção básica e também a sensibilização dos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), a Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia iniciou em 2012 a realização das Campanhas de Prevenção nas Unidades Básicas de Saúde do SUS. A terceira Campanha será realizada no dia 08 de agosto – Dia Nacional de Controle do Colesterol. A ação terá como tema “Brasil, Colesterol na Meta” e o objetivo é enfocar nos indicadores de morbidade e mortalidade cardiovascular. Durante a campanha serão realizados testes gratuitos, como dosagem do colesterol, aferição da pressão arterial, circunferência abdominal entre outros.

Para incluir os médicos do SUS nesta campanha, a SBC desenvolveu uma ferramenta para auxiliar neste processo: uma intranet, onde serão incluídos fóruns de discussões e atualizações pertinentes ao tema; e um vídeo/aula, que aborda questões relacionadas ao colesterol. O acesso pode ser feito por meio do link: intranet.cardiol.br/promocaocardiovascular/2012/.

 

Saiba mais:

As doenças mais comuns que afetam o sistema cardiovascular são pressão alta, artérias e vasos obstruídos, além de insuficiência cardíaca. Se não tratados previamente, culminam nos episódios de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Estudos revelam que as mulheres são mais vulneráveis às doenças cardiovasculares depois da menopausa. Mesmo assim, qualquer pessoa pode e deve fazer a chamada prevenção primária. Por isso, é necessário ficar atento também ao colesterol alto, obesidade, diabetes e tabagismo.

Telefone – Sociedade Brasileira de Cardiologia no RN: (84) 3201-5936