CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 12 de abril de 2010

Alerta aos secretários municipais

Por

O SUS esta desenvolvendo nestes meses a campanha de vacinação contra a H1N1, agravo que assolou dramaticamente o ano de 2009, com grande impacto epidemiológico e evidenciado pela grande mídia nacional.

Os municípios que vivenciaram esta epidemia tiveram a sua população exposta a um evento de grande agressividade, com alto índice de morbimortalidade, grande impacto social e econômico, inclusive no financeiro da saúde municipal.

No ano de 2010, espera-se uma segunda onda epidêmica e esta campanha de vacinação é a principal estratégia para o enfrentamento desta situação.

Neste sentido, o Conasems se posiciona em parceria irrestrita com os demais entes federados do Brasil, reafirmando a necessidade de empenho para a garantia do pleno sucesso de uma ampla proteção à população de maior risco.

Estamos observando que no município onde houve uma grande incidência deste agravo no ano passado, todos os setores sociais e o setores de saúde público e privado estão inteiramente mobilizados para garantir uma cobertura vacinal suficiente para impedir a circulação deste vírus junto a sua população. Esta mobilização tem sido conseguida graças ao empenho do Secretário Municipal de Saúde.

Sabemos que onde não ocorreu um grande impacto na primeira onda, necessitamos um maior empenho do gestor municipal, pois neste município ainda há a possibilidade imunológica de maior amplitude a sua população, por não ter sido exposta à gripe suína. Existe um agravante nesta circunstância que são os boatos tecnicamente incoerentes e desmobilizadores da opinião pública que circulam na internet, declarando riscos inexistentes e criando um pavor à vacinação e minimizando a gravidade da influenza H1N1. Não é hora de permitir que esta situação perdure sem a nossa intervenção.

Somente uma mobilização com todos os setores sociais, associações de bairro, associações comerciais e industriais, educação, imprensa local, com os profissionais do setor publico e do privado, em especial com os ginecologista/obstetras, os pediatras e os conselhos profissionais e de saúde, poderemos garantir um compromisso maior destes na melhoria da cobertura vacinal que garanta uma proteção social.

A diretoria do Conasems e dos Cosems de todos os estados do Brasil está em uníssono solicitando a todos os gestores um grande esforço no sentido de ampliar esta cobertura vacinal. Façamos mais um grande esforço para a realização do “DIA D” que se programa para o dia 10 de abril. A nossa população não merece se expor a esta segunda onda.

Agradecemos o empenho de todos os gestores, trabalhadores e técnicos municipais da saúde que são de fato os que estão realizando este grande trabalho. Estamos lutando para que os demais parceiros do SUS saibam reconhecer este nosso compromisso e trabalho como do estado brasileiro e não apenas como uma ação governamental específica.

Voce merece este reconhecimento.

Abraços.

Antonio Carlos Nardi
Presidente do Conasems