O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou, nesta quarta-feira (21), sua 244ª reunião ordinária com gestores de saúde de todo o Estado. Após mais de um ano com reuniões 100% virtuais, em virtude da pandeia de Covid-19, o Colegiado, seguindo tendência de melhora do quadro epidemiológico potiguar, desenvolveu reunião híbrida.
De forma presencial o encontro ocorreu no hotel Holiday Inn, no bairro Lagoa Nova, em Natal e contou com a presença de integrantes de seu Conselho Diretor: diretoria executiva, conselho fiscal e vices regionais. Já pela plataforma zoom, de forma virtual, houve a participação dos demais secretários de saúde do RN. Conforme pactuado pelos presentes a próxima reunião ordinária, que acontecerá em 18 de agosto, acontecerá de forma 100% presencial, respeitando todas as normas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus.
ORDEM DO DIA
Assunto de grande relevância para o Sistema Único de Saúde (SUS) potiguar a retomada das cirurgias eletivas foi debatida no encontro. Na oportunidade, representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresentaram os fluxos a serem seguidos e o número de procedimentos a serem realizados nas oito regiões de saúde. O gestor de Maxaranguape e vice-presidente regional do Cosems, na terceira região de saúde (Mato Grande/Salineira), Lealdo Pezzi, cobrou resolutividade e cumprimento das demandas apresentadas pela regulação do Estado e lembrou que muitas cirurgias que eram classificadas como eletivas, no passado, agora são de urgência.
Maria Eliza Garcia, presidente do Conselho de Secretarias, apresentou encaminhamentos de reunião com Ministério Público, na última terça-feira (20), pautada sobre os serviços prestados pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). De acordo com a presidente, os encaminhamentos foram: reorganização da comissão de análise do contrato em relação às metas alcançadas com a inserção de Cosems e Sesap nas mesmas; qualificação das avaliações das metas; continuidade das discussões técnicas com o município de Natal, Huol, Sesap e Cosems; análise das linhas de cuidado mais críticas no atendimento ofertado pelo Huol; discussão com a regulação sobre os gargalos existentes e fluxos; integração efetiva do Huol com a rede de serviços SUS; melhoria da oferta do Huol dentro das pactuações; e revisão de contrato entre Huol e município de Natal.
DISCUSSÃO E INFORMES
Entrando em sua reta final, também foi debatido na 244ª reunião ordinária do Conselho de Secretarias Municipais do Rio Grande do Norte os seguintes temas: serviços de retaguarda para atendimento aos pacientes sequelados pós Covid-19, narcóticos anônimos, sistemas de informação, vacinas Covid-19, instrumentos de planejamento, projeto Conectividade UBS, oficinas Previne Brasil e centros Covid.