Nesta terça-feira (29) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, através do Departamento de Vigilância em Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), iniciou os trabalhos da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de Natal. Com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, conquista e defesa de um SUS público de qualidade”, o evento acontece na Universidade Potiguar (UnP), unidade Floriano Peixoto, até esta quarta-feira (30).
Além do secretário municipal de saúde de São Gonçalo do Amarante e secretário-geral do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Jalmir Simões, a solenidade de abertura também contou com as participações de Geolípia Jacinto (presidente do CMS e coordenadora-geral do evento), Maria da Saudade Azevedo (secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde), Lélia Dantas (representante do Sindicato dos Servidores da Saúde do RN – Sindsaúde/RN), Ederlinda Dias (subsecretária de planejamento e gestão da Secretaria de Saúde Publica do RN – Sesap/RN), Aline Ramalho (representante do Ministério da Saúde), Carla Falcão (representante do Conselho Estadual de Saúde – CES), Antonio de Lisboa Lopes Costa (representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN) e de vários participantes na plenária.
A 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de Natal, que surgiu a partir dos resultados da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2015, e em decorrência de diversos debates ocorridos nos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Saúde em torno de variadas agendas, tem o objetivo de propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à saúde.
“Em nome de nossa presidente Debora Costa estamos aqui, enquanto secretário-geral do Cosems-RN, representando nosso Conselho. Agradecemos a presença nesta mesa e parabenizamos a todos envolvidos nas discussões em torno do processo em Vigilância em Saúde que serão levantadas ao longo destes dois dias, visando a melhoria dos serviços oferecidos à população. Estamos em um momento em que nossa população está em processo de envelhecimento e neste meio tempo ocorre o aparecimento de novas doenças. Agora, mais de que nunca, é importante a integração da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, e de todas outras vigilâncias”, disse Jalmir Simões, destacando a importância das discussões para que as diretrizes da política nacional de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, se voltem aos municípios.
Confira toda a programação da Conferência: