O Fundo Nacional de Saúde (FNS) transferiu no dia 4 de agosto, para os fundos municipais de saúde, R$ 403 milhões para pagamento da parcela 8 do Piso de Atenção Básica Fixo (PAB Fixo). O PAB consiste em um montante de recursos financeiros federais destinados à viabilização de ações de Atenção Básica à saúde e compõe o Teto Financeiro do Bloco Atenção Básica.
O PAB é composto de uma parte fixa (PAB fixo) destinada a todos os municípios, e de uma parte variável (PAB variável), que consiste em montante de recursos financeiros destinados a estimular a implantação de estratégias nacionais de reorganização do modelo de atenção à saúde.
Os repasses dos recursos dos PABs fixo e variável aos municípios são efetuados em conta aberta especificamente para essa finalidade, com o objetivo de facilitar o acompanhamento pelos Conselhos de Saúde no âmbito dos municípios, dos estados e do Distrito Federal.
O detalhamento dos repasses pode ser consultado no www.fns.saude.gov.br, no menu Repasses do Dia. Mais informações na Central de Atendimento do FNS através do 0800 644 8001.
PORTAL DO FNS