CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 25 de maio de 2016

Vice-presidente do Cosems participou de audiência na CMN que discutiu situação de UTIs infantis no RN

Por Ascom Cosems-RN

DSCN2891

Nesta quarta-feira (25) a secretária municipal de Doutor Severiano e 1ª vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia Soares, participou na Câmara Municipal de Vereadores de Natal (CNM) da audiência pública que de debateu a insuficiência dos leitos de UTIs neo-natal e pediátrica no Estado.

A audiência foi presidida pela coordenadora da frente parlamentar em defesa da criança e do adolescente, vereadora Júlia Arruda (PDT), e contou com a presença de diversas instituições representantes da sociedade civil organizada.

Segundo a vereadora Júlia Arruda, a audiência teve o intuito de traçar metas e estratégias para que as ações debatidas sejam colocadas em prática, com o intuito de solucionar os problemas levantados pelos profissionais.

DÉFICIT

Segundo o anestesiologista Madson Vidal, presidente da Associação Amigos do Coração da Criança (AMICO) e líder do movimento ‘Criança Viva’, atualmente, no Rio Grande do Norte existem apenas 38 leitos de UTIs neo-natal e pediátrica. “Seriam necessárias o total de 248 leitos para atendermos ao contingente de 800 mil crianças – com idade entre 0-14 anos – que vivem no RN”, destacou.