CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 29 de fevereiro de 2016

Sesap e MP unidos no combate ao Aedes

Por Ascom Cosems-RN

IMG000000000106147

Na manhã desta segunda-feira (29) o Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, esteve reunido com as promotoras da saúde, Iara Pinheiro e Elaine Cardoso, discutindo a questão do combate ao mosquito Aedes Aegypti no Rio Grande do Norte. Também participou da reunião a coordenadora de promoção à saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Claúdia Frederico.

O último boletim epidemiológico da dengue, com dados até o dia 13 de fevereiro de 2016, apontou 4.753 casos suspeitos de dengue, dos quais 356 foram confirmados. Um total de 78 municípios estão silenciosos, ou seja, não notificaram nenhum caso suspeito de dengue nesse período. “Isso aponta para uma subnotificação de casos suspeitos e indica a necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para a responsabilidade de notificarem todos os atendimentos que se enquadrarem na definição de caso suspeito para dengue definido pelo Ministério da Saúde”, explicou Cláudia.

A promotora Iara Pinheiro destacou a atuação do Ministério Público no controle e monitoramento da dengue, fomentando os promotores para atuação em suas comarcas. “Precisamos pensar em ações para reverter os dados que saem do boletim, estamos aqui para colaborar na otimização desse processo, atuando também junto aos gestores municipais”, disse Iara.

Para o secretário Ricardo Lagreca, a questão do enfrentamento da dengue é prioritária. “Estamos trabalhando para reforçar a equipe de vigilância epidemiológica da Sesap e também fazermos esse papel de interlocução com os municípios para que realizem um monitoramento adequado dos casos suspeitos”.

ASCOM DA SESAP