CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 17 de fevereiro de 2016

Conasems emite Nota de Esclarecimento sobre Microcefalia e Vacinação

Por Ascom Cosems-RN

VACINAARTE

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) esclarece que há 33 anos o Brasil realiza análise de qualidade referente às vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações – PNI, visando garantir a qualidade e segurança dos imunobiológicos antes de serem utilizadas pela população. Os testes de qualidade, ao longo de todos estes anos, vem sendo aprimorados seguindo parâmetros internacionais.

Os testes de controle de qualidade são realizados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS, uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. O controle de qualidade é realizado para cada lote de vacina, os testes seguem padronização internacional e os lotes só são distribuídos aos municípios se os testes atingirem padrão satisfatório.

Além disso, o laboratório produtor das vacinas realiza testes internos obedecendo a parâmetros internacionais preconizados pela Organização Mundial de Saúde – OMS, só assim podem comercializar seus produtos para outros países.

Importante ressaltar que até o momento não existem relatos de notificação de associação sobre microcefalia associada à vacinação, nem existe na literatura científica nacional e internacional descrição desta associação.

Confira AQUI a Nota.

PORTAL DO CONASEMS