CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 6 de maio de 2022

VIVÊNCIAS DO SUS NOS RECANTOS POTIGUARES: LUÍS GOMES REALIZA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DIRECIONADA AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Por Ascom Cosems-RN

O município de Luís Gomes, localizado no Alto Oeste do Rio Grande do Norte (6ª região de saúde), por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (e-NASF) e Atenção Primária, realizou a 1ª Semana do Autismo.

“A programação, que aconteceu entre os dias 25, 26 e 27 de abril deste ano, foi aberta para a população em geral e direcionada para crianças autistas, seus pais e responsáveis, e profissionais da área escolar, da assistência social e da saúde”, frisou o secretário municipal de saúde, Michael Carlos da Silva.

Ainda de acordo com o secretário, a Campanha foi realizada com o intuito de proporcionar acolhimento e união de forças para crianças e adolescentes autistas, além de proporcionar aos seus pais e responsáveis, orientações psicológicas para diminuir suas angustias na descoberta do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista [TEA].

AVALIAÇÃO

Segundo o secretário Michael Carlos, durante as intervenções realizadas ao longo da campanha, notou-se que a ausência de conhecimentos acerca do TEA dificulta o olhar humanizado e técnico para esse público que precisa de apoio social e profissional para lidar com as dificuldades encontradas desde o diagnóstico até o tratamento
multiprofissional.

“Diante da campanha realizada, observamos que os pais e responsáveis de crianças autistas vivenciam realidades complexas e angustiantes, por se sentirem discriminados e rejeitados por boa parte da sociedade que não sabem os motivos pelos quais seus filhos apresentam comportamentos inesperados em lugares públicos”, frisou o secretário.

Michael Carlos avalia a importância de campanhas que facilitem o conhecimento do Transtorno do Espectro Autista para pessoas leigas. “Nossa ação conseguiu ainda atribuir visibilidade para aqueles que sofrem em ter que sair de seu munícipio e buscar por um tratamento multidisciplinar em cidades circunvizinhas”.

Por fim, o secretário municipal de saúde de Luís Gomes anunciou a construção de um novo projeto, intitulado como “TEAfeto”, que terá o objetivo de
proporcionar para os pais e responsáveis de crianças com Transtorno do Espectro Autista, um suporte de orientações psicossociais.

O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.

“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.

Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/.