CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 11 de agosto de 2022

VIVÊNCIAS DO SUS NOS RECANTOS POTIGUARES APRESENTA LIVRO SOBRE SAÚDE MENTAL PUBLICADO PELA SMS DE JOSÉ DA PENHA

Por Ascom Cosems-RN

No último mês de julho, o município de José da Penha, localizado no Alto Oeste Potiguar e que tem como gestor de saúde, o secretário Jairo Mafaldo, lançou o livro Entre Tragos e Suspiros. A obra é de autoria de Dinha Araújo, paciente atendida na Atenção Básica, no projeto de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

“Foi uma honra em colaborar de forma direta para que esse sonho se tornar realidade. O mundo precisa de pessoas que sonhem juntas”, destacou o secretário municipal de saúde, Jairo Mafaldo, mostrando seu entusiasmo com a concretização desta iniciativa.

Ainda de acordo com o secretário Jairo, a participação da psicóloga Aline Mayara e do médico Bruno Fernandes, integrantes da rede de atenção básica do município, foi de fundamental importância para a construção do livro Entre Tragos e Suspiros.

AVALIAÇÃO

De acordo com o médico Bruno Fernandes, poucas coisas são tão curativas em saúde mental quanto o poder de fala. “Os valores da sociedade falam muito sobre o ter e sobre o ostentar, mas a verdadeira riqueza está no poder de ainda sermos capazes de produzir arte e poesia, e encher o mundo de beleza”, refletiu.

Já de acordo com a psicóloga Aline Mayara, existe uma frase célebre que diz: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Para a psicóloga, o sentido dessa frase pode ser aplicado a inúmeros setores da vida e, trabalhando como psicóloga no SUS, tenho que ter consciência que, além de toda técnica e conhecimento que tenho, além de todo profissionalismo e senso de dever, sou uma alma humana tocando outra alma humana.

VIVÊNCIAS

O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.

“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.
Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/