CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 27 de maio de 2022

VIVÊNCIA DO SUS NOS RECANTOS POTIGUARES APRESENTA PROJETO DE MAJOR SALES QUE ASSEGURA QUALIDADE DE VIDA AOS PORTADORES DE DIABETES E HIPERTENSÃO

Por Ascom Cosems-RN

O município de Major Sales, localizado na sexta região de saúde, no Alto Oeste potiguar, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolve o Grupo Hiperdia, programa da Atenção Primária à Saúde (APS) destinado a pacientes hipertensos e diabéticos. O Grupo realiza ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com essas patologias.

De acordo com Ângela Wilma, titular da Secretaria Municipal de Saúde, o Hiperdia tem o objetivo de: acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos, mantendo o controle das doenças e garantindo melhora na qualidade de vida destes; reduzir o risco de complicações cardiovasculares em pacientes hipertensos e diabéticos; conscientizar os diabéticos e hipertensos sobre o cuidado com o tratamento medicamentoso; orientar sobre a importância da alimentação saudável e da atividade física; e reduzir o número de pacientes com diabetes e hipertensão arterial descontrolada.

“A hipertensão arterial sistêmica e a diabetes mellitus são problemas de saúde pública responsáveis por inúmeras complicações nos indivíduos, sendo que a prática de exercícios físicos associada a uma alimentação saudável é fundamental na prevenção destas doenças”, destacou Ângela Wilma.

A secretária Ângela Wilma aponta que, com base nos dados do Prontuário Eletrônico do Cidadão, o município de Major Sales apresenta um quantitativo de 209 diabéticos e 751 hipertensos, dados que preocupam a gestão.

“Pensando na qualidade de vida desses pacientes e no fortalecimento das ações da APS, a Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales promove, semanalmente, sempre nas quintas, momentos de atenção e cuidado para esse público”, frisou a gestora, apontando que as ações do Grupo Hiperdia são coordenadas pelas equipes 1 e 2 das Estratégias de Saúde da Família.

Ainda segundo a titular da pasta da Saúde de Major Sales, as ações do Hiperdia são voltadas para a população das zonas urbana e rural do município e incluem: consulta médica, aferição de pressão arterial e de glicemia, medição de peso e altura, solicitações de exames, atividades físicas, orientações nutricionais e acompanhamento dos Agentes Comunitários de Saúde.

“Fica clara a importância do Grupo Hiperdia no acompanhamento periódico, nas orientações de toda equipe de saúde da família e equipe multiprofissional, e nas ações ofertadas à nossa população”, frisou a secretária municipal de saúde.

O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.

“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.

Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/.