CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 20 de outubro de 2015

Visamt implanta projeto Sentinela no Pronto Socorro Sandra Celeste

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt), está implantando o projeto Sentinela no Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste. Realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a ação pretende avaliar os possíveis impactos da exposição à poluentes atmosféricos na saúde de crianças menores de cinco anos de idade.

O chefe da Visamt, Marcílio Xavier, explicou que o trabalho será feito por meio do componente Exposição Humana a Poluentes Atmosféricos, da Vigilância de Populações Expostas a Contaminantes Químicos (Vigipeq). E que seu objetivo é subsidiar a Vigilância em Saúde Ambiental, especificamente a Vigilância em Saúde Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos (Vigiar), na avaliação de possíveis impactos na saúde, em decorrência da exposição a esses elementos.

Marcílio Xavier afirmou que os profissionais de saúde que compõem a equipe de monitoramento da unidade Sentinela já passaram por sensibilização. E que o projeto visa a promoção da saúde da população exposta aos fatores ambientais relacionados a poluentes atmosféricos, uma vez que o aumento dos níveis deste tipo de poluição tem provocado o adoecimento das pessoas.

“O Sentinela tornará possível a avaliação epidemiológica intensificada, com a coleta de informações necessárias para o monitoramento de fenômenos onde o foco está na avaliação dos possíveis impactos na saúde de crianças menores de cinco anos que apresentem um ou mais sintomas respiratórios como: dispneia/falta de ar/cansaço; sibilos/chiados no peito e tosse que podem estar associados a outros sintomas e ainda nos agravos de asma, bronquite e infecção respiratória aguda”.

Texto: Ascom da SMS do Natal.