CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 10 de novembro de 2015

Vigilância Sanitária de Natal é tema de audiência pública na Câmara Municipal

Por Ascom Cosems-RN

unnamed (1)

A Secretária Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), participou da audiência pública “Valorização da Vigilância Sanitária como forma de fortalecer a saúde pública do município”, realizada no plenário da Câmara Municipal de Natal nesta terça-feira (10).

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, reafirmou a importância do órgão na saúde preventiva do município e das melhorias que estão sendo implementadas no DVS durante sua gestão, como a mudança de endereço da sede, que está sendo realizada durante toda está semana.

“Essa audiência é fundamental para que a sociedade possa conhecer e entender o papel e a importância da Vigilância Sanitária nas nossas vidas. Hoje, graças à perseverança de todos que compõem o DVS, o órgão está indo para um imóvel muito maior e melhor, que trará mais dignidade, ambiência e espaço físico que servidores e usuários precisam e merecem”.

A diretora do DVS, Juliana Araújo, explicou que a Vigilância Sanitária não é apenas fiscalização, mas também uma parceira da sociedade, que necessita do apoio e participação ativos desta. Também essencial é o apoio de órgãos e secretarias públicas, para uma atuação de forma eficaz em seu papel na saúde preventiva de Natal.

“Atualmente, a Vigilância trabalha com recursos federais e municipais, mas vemos que ela precisa ter autonomia financeira para que possa ser atrativo aos profissionais e, com isso, tenhamos mais profissionais para trabalharmos com eficiência, atendendo com qualidade todo o município”.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Natal, José Antônio de Moura, disse que o órgão deve estar mais próximo à sociedade, interagindo e dialogando diretamente com esta, para melhores resultados. “Trabalhamos com setores como alimentos, medicamentos, programa de monitoramento de água, resíduos de agrotóxicos e outros que são essenciais para a saúde e o bem-estar das pessoas”.

Ascom da SMS Natal.