CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 10 de maio de 2018

Vigiagua Natal supera meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), divulgou o relatório quadrimestral do programa Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).

Durante os quatro primeiros meses do ano, foram feitas 221 análises de amostras de água distribuída na capital potiguar. A quantidade é superior as 212 estabelecidas pela Programação Anual de Saúde (PAS) do Ministério da Saúde.

Do total de amostras, 180 foram realizadas no Sistema de Abastecimento de Água (SAA), que é a distribuída pela Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Dessas, 60 estavam em desconformidade do padrão cloro, 80 do pH, 46 com coliformes totais e 5 com coliformes termotolerantes. Além disso, 38 apresentaram problema na turbidez, 96 estavam fora do padrão de cor aparente e uma em desproporção no limite de nitrato.

O Vigiagua também coletou 41 amostras em Soluções Alternativa Coletiva (SAC), que são os poços coletivos. Da totalidade, 27 apresentaram problemas no limite de cloro, 39 no pH, um na turbidez, três na cor aparente, 12 nos coliformes totais, uma nos coliformes termotolerantes e duas no nitrato.

O programa realiza a vigilância constante da água oferecida à população de Natal e todos os estabelecimentos. Os locais onde as amostras fora de padrão foram coletadas foram notificados para sanarem as irregularidades encontradas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA