CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 4 de outubro de 2011

Upanema

Por

Neste dia 16 de setembro deste ano, o município de Upanema/RN completou seu quinquagésimo oitavo aniversário de emancipação política. Durante toda a semana que antecedeu este dia foram realizados vários eventos que visaram a melhoria na Qualidade de Vida, principalmente, na área da saúde, como a inauguração de uma das primeiras Unidades Básica de Saúde – UBS construídas no Estado do Rio Grande do Norte e a 1ª no município.

Instituída no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica, a nova UBS foi contemplada na localidade do Projeto de Assentamento Bom Lugar I – ESF 3 (zona rural), com uma importante obra na área da saúde que beneficiará toda população de Bom Lugar I e adjacências. Em média estão sendo beneficiadas 514 famílias e 1.885 pessoas.
Essa importante obra vem confirmar os esforços que Maria Stella Freire da Costa (PREFEITA) e Maria da Conceição Medeiros Gondim (SEC. DE SAÚDE), que vem buscando diariamente junto ao Ministério da Saúde – MS uma melhor qualidade de vida aos moradores do município.

O Ministério da Saúde já deu um novo parecer favorável à construção da 2ª UBS, que sesta sendo construída Rua José Lopes, bairro Pêgas – ESF 2 (zona urbana). De um total de 4 (quatro) UBS solicitadas pela Prefeita para o município, o Ministério já aprovou 2 (duas).

A obra vai contar com a estrutura de uma recepção, sala de espera, consultório, consultório odontológico, sala de procedimentos, sala exclusiva de vacinas, sala de curativos, sala de reuniões, copa/cozinha, depósito de material de limpeza, sanitário para público adaptado para deficientes físicos, banheiro para funcionários, sala de apoio à esterilização, depósito de lixo, abrigo de resíduos sólidos (expurgo).

Mas as ações não param por aí. Com o intuito de melhorar a qualidade de vida de todos os upanemenses, a Prefeita Maria Stella e a Sec. de Saúde Conceição Medeiros conseguiram realizar mais um sonho da população, que é o fortalecimento no atendimento as localidades mais distante da sede do município (zona rural), por meio da entrega da Unidade Móvel Odontológica.