CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 4 de novembro de 2016

UPA Esperança divulga boletim epidemiológico

Por Ascom Cosems-RN

24937

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA Esperança), localizada no bairro de Cidade da Esperança, zona Oeste de Natal, divulgou, nesta sexta-feira (4), o seu primeiro boletim epidemiológico. Os dados – contabilizados de junho de 2016 até agosto – mostram os agravos que foram notificados na unidade.

Nesse período, a maioria dos casos foi de diarreia aguda, com 2373 registros, seguido por: doenças respiratórias, com 817; dengue, com 685; chikungunya, com 552; doença aguda pelo vírus zika, com 180; intoxicação exógena, com 71; e acidentes com animais peçonhentos, com 42 casos.

Esses boletins são utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o controle, prevenção, e erradicação de muitas doenças e agravos, pois a partir das notificações poderão ser tomadas medidas de proteção, promoção e controle.
Desde 20 de junho, a UPA Esperança tornou-se unidade sentinela para registro dos agravos respiratórios em crianças menores de cinco anos de idade.

O foco se dá por meio de análise dos possíveis impactos à saúde das crianças que apresentam sintomas como dispneia, sibilos/chiados e tosse, que podem estar ou não associados a outros agravos como asma, bronquite e infecção respiratória aguda.

ASSESSORIA