CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 26 de agosto de 2016

Unidade de Saúde Nova Natal desenvolve Projeto Casa Segura

Por Ascom Cosems-RN

Unidade de Saúde Nova Natal desenvolve Projeto Casa Segura (3)

Nesta sexta-feira (26), a Unidade Básica de Saúde de Nova Natal deu continuidade as reuniões mensais com o Grupo de Hipertensos e Diabéticos que, em cada encontro, tratam de um tema diferente. Desta vez, o assunto foi o “Projeto Casa Segura”, inspirado no já existente pelo governo federal, que busca orientar os presentes e familiares acerca dos métodos para prevenir acidentes à pessoas de terceira idade dentro das residências domiciliares.

Durante a reunião, foram abordadas as diferentes medidas de segurança dentro das casas para oferecer uma ambientação adequada, segura e confortável aos idosos, parcela cada vez maior na sociedade, possibilitando mais independência em seus cômodos. O projeto, que já existe em nível nacional, indica que o Brasil tem cerca de 13 milhões de pessoas com mais de 60 anos que, por sua vez, são responsáveis por mais de um terço dos atendimentos de lesões traumáticas, das quais 75% são causadas dentro das casas.

Segundo a diretora da unidade, Radmilla Paula, cada mês o grupo aborda novos temas encabeçados por um profissional da saúde diferente, nesta ocasião foi a técnica de enfermagem Rita Vitória. “No encontro de hoje buscamos orientar os convidados sobre os riscos encontrados para os idosos nos domicílios e como mudar o cenário, removendo tapetes e introduzindo corrimões nos banheiros e salas, por exemplo”, comentou.

Além disso, os profissionais realizaram os atendimentos de acompanhamento com os hipertensos e diabético onde foi verificada a pressão arterial e feitos exames de HGT (teste de glicemia) em todos os participantes, como também, passadas orientações acerca do uso correto dos medicamentos. O encontro contou com, aproximadamente, 25 pessoas.

TABAGISMO

Ainda nesta semana, na terça-feira (23), a unidade deu início a primeira reunião com o grupo de tabagismo que, dirigida pelo médico Geraldo Pinheiro, estará se encontrando quinzenalmente em Nova Natal. O objetivo é aumentar o número de ex-fumantes, diminuindo os agravos a saúde da população como um todo, acompanhados por profissionais de saúde.

De acordo com a diretora da unidade, foram contabilizadas quinze pessoas na primeira reunião que, além de orientações e dicas para vencer o vício, receberam materiais para facilitar o processo de desintoxicação como adesivos e gomas de mascar. Os benefícios para o fumante ao deixar o vício são incontáveis e percebíveis desde o primeiro dia. Por isso, o centro de saúde convida a todos que desejem acabar com o vício a participarem das reuniões. 

ASCOM DA SMS NATAL