CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 7 de março de 2018

Unidade de Saúde do Vale Dourado orienta população sobre Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa em Natal

Por Ascom Cosems-RN

Na primeira década dos anos 2000, o número de idosos cresceu mais de 50% no Brasil. Em 2017, segundo o IBGE, nosso país contava uma população de 207 milhões de pessoas, das quais 26 milhões estavam acima dos 60 anos. O envelhecimento populacional, decorrente da queda na taxa de natalidade e do aumento da expectativa de vida, é um fenômeno mundial, que acomete não apenas o Brasil. Segundo as Nações Unidas, uma a cada nove pessoas no mundo está na terceira idade.  

Diante de tais dados, mostra-se essencial o desenvolvimento e aplicação das políticas públicas e serviços voltados para esta faixa etária. Pensando nesta necessidade, o Ministério da Saúde disponibiliza aos municípios a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, instrumento estratégico para registrar e organizar dados pessoais e sociais, assim como sobre as condições de saúde, de cada idoso.  

O documento conta com áreas para preenchimento das informações pessoais e médicas e suas últimas edições contam também com espaços para registros de hábitos de vida. Além disso, também conta com orientações sobre diversas áreas da vida do idoso, como saúde alimentar, bucal, sexualidade e prevenção de quedas. A caderneta pode e deve ser utilizada tanto pelas equipes de saúde quanto pela família e cuidadores, fora o próprio idoso.  

Tão importante quanto a atenção oferecida pelas equipes do Sistema Único de Saúde é a conscientização das pessoas idosas em relação aos seus direitos. Por isso que, ao planejar a distribuição da Caderneta de Saúde a Pessoa Idosa, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vale Dourado decidiu realizar não apenas a entrega da caderneta, mas também um evento sobre a saúde do idoso. 

O I Encontro da Melhor Idade ocorreu nesta quarta-feira (7), pelo período da manhã, e teve como convidados o Dr. Juliano Silveira, geriatra, e a defensora pública Luana Karla. Eles falaram sobre saúde do idoso e direitos da pessoa idosa, também explicaram as seções da caderneta. Segundo o diretor da unidade, Wellis de Freitas: “Esse foi um momento para contemplar a importância e os deveres da família, sociedade e do Estado em relação aos direitos dos idosos”. O evento contou com a presença de 50 idosos da área. O momento foi seguido de um lanche coletivo, com espaço para que os participantes pudessem ser orientados e terem suas dúvidas tiradas.  

ASSESSORIA DE IMPRENSA