CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 2 de maio de 2016

Unidade de Saúde de Nova Natal desenvolve projeto de saúde bucal para mais de 90 idosos

Por Ascom Cosems-RN

Saude Bucal Nova Natal (2)

A Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Nova Natal realizou no último sábado (30), durante o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, o projeto de integração de ações de saúde bucal em idosos. O projeto tem o objetivo de diagnosticar de forma precoce o câncer bucal nos idosos e deve ser expandido para atender a todos os pacientes do território do Distrito Sanitário Norte I. Após se vacinarem, os idosos foram direcionados para o setor de Odontologia para receber orientações e passarem pelo diagnóstico dos profissionais. No primeiro dia da ação, 91 idosos foram atendidos.

O dentista Roberto Medeiros Millions explicou que a ação procura estabelecer um cronograma de prevenção e detecção precoce do câncer bucal em conjunto com as campanhas nacional de vacinação contra a Influenza para atendimento especial à saúde do idoso, além de mostrar a importância da integração de ações entre Programa de Saúde Bucal e o Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso.

“A ação focou no atendimento com exames clínicos esses pacientes afim de prevenir o câncer bucal e outras patologias, contribuindo assim, para que esses usuários tenham uma melhor qualidade de vida”, explica o dentista Roberto Medeiros.

Durante as Campanhas Nacionais de Vacinação várias atividades serão oferecidas aos usuários idosos e cuidadores com o intuito de esclarecimento da importância da prevenção do câncer bucal, informações referente à saúde como um todo por meio de avaliação bucal, além de palestras ilustrativas e distribuições de kits de higiene oral.

O dentista Roberto Medeiros explica que o projeto também tem o objetivo de demostrar que a saúde bucal interfere de modo significativo na saúde geral do indivíduo, desmitificar crenças relativas ao envelhecimento como responsável pela perda dos dentes, valorizar a promoção da saúde com a melhoria da qualidade de vida, promover um maior conhecimento e habilidade dos cuidadores dos idosos quanto aos cuidados da higiene bucal e diagnosticar a situação em relação a saúde bucal dos idosos e realizar os devidos encaminhamentos.

“É importante ressaltar que através dessa atividade será capaz de diagnosticar inúmeras outras lesões, principalmente as lesões traumáticas relacionadas ao uso de próteses. Além disso, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são a chave para reduzir a mortalidade pela doença”, ressalta.

As ações contaram com o apoio de todos os cirurgiões dentistas, das auxiliares de saúde bucal e dos agentes comunitários de saúde da Unidade de Saúde de Nova Natal. 

ASCOM DA SMS NATAL