CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 4 de agosto de 2017

Unidade de Saúde de Natal passarão por avaliação do Ministério da Saúde  

Por Ascom Cosems-RN

Da próxima segunda-feira (7) até o dia 15 de agosto, unidades de saúde de Natal passaram por uma avaliação do Ministério da Saúde (MS) sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ir até as unidades e colher os dados, que depois serão enviados para o MS. Tantos os profissionais quanto os usuários serão entrevistados para serem levantadas informações como: as condições de trabalho; apoio da gestão; processo de trabalho das equipes; relações da equipe no contexto da Educação Permanente em saúde; e o Nível de Satisfação do Usuário.

“Serão 30 entrevistadores em Natal. As informações são todas colocadas em tabletes e enviadas em tempo real para o Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde tem alguns indicadores e faz o confronto dos dados coletados com esses indicadores. Então as unidades são avaliadas de ‘ótimo’ até ‘ruim’. Sendo que a unidade avaliada em ‘ótimo’ recebe oito vezes mais do que uma avaliada como ‘ruim’”, explicou Ana Tânia Sampaio, coordenadora da pesquisa pela UFRN.

Em Natal, 42 Unidades de Estratégia em Saúde da Família (ESF) contam o PMAQ. “São analisados vários fatores, como a quantidade de gestantes atendidas, quantas pessoas foram encaminhadas e retornadas, se as consultas odontológicas tiveram o tratamento completado. É feita uma avaliação geral de cada unidade”, explicou Marliete Duarte, coordenadora de Estratégia de Saúde da Família da SMS.

O principal objetivo do PMAQ é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente. Natal aderiu ao programa em outubro de 2015 e desde então tem recebido recursos mensalmente.

ASSESSORIA DE IMPRENSA