CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 23 de outubro de 2015

Unidade de Saúde de Brasília Teimosa realiza Dia “D” do Outubro Rosa

Por Ascom Cosems-RN

Outubro Rosa em Brasília Teimosa (1)

Como forma de estimular a participação da comunidade na luta contra o câncer de mama e de colo do útero, a Unidade de Saúde da Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Brasília Teimosa, em parceria com os estudantes de medicina e de  farmácia da UFRN, realizou na manhã desta sexta-feira (23), o Dia “D” do Outubro Rosa, na unidade com diversas atividades relacionadas ao tema.

“O objetivo do Outubro Rosa é a conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, e também o incentivo à participação da população, de entidades e empresas na prevenção e combate à doença”, afirmou o diretor da ESF de Brasília Teimosa, Niky Frankley de Araújo.

As atividades envolveram palestras sobre câncer de mama e colo uterino com o médico Ricardo André de Freire de Sousa, uma roda de conversa, atendimento ambulatorial e exames preventivos e café da manhã.

O médico Ricardo Freire destacou a importância da prevenção ao câncer do colo do útero, e a realização dos exames preventivos. Ele destacou ainda sobre a importância da vacina contra o HPV e que essa medida é muito eficaz para a prevenção do câncer de colo uterino. As vacinas disponíveis são: bivalente e a quadrivalente e que estão disponíveis na rede de saúde gratuitamente.

“As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertos no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor”, explica o profissional.

Ele ressalta que a melhor maneira de se prevenir é fazendo o exame preventivo. “As lesões que precedem o câncer do colo do útero não tem sintomas, mas podem ser descobertas por meio do exame conhecido como papanicolau. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de curas são de 100%”. explicou.

Câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres acima de 35 anos, são o principal alvo.

O auto-exame da mama, por meio do toque é a maneira mais simples para detectar o câncer de mama, mas nem sempre a doença pode ser percebida somente com o apalpar dos seios. O autocuidado significa cuidar da própria saúde. Ou seja, conhecendo nossa história familiar para o câncer de mama o que dessa forma saberemos nosso risco.

Procurar ter hábitos saudáveis de vida como, uma boa alimentação e praticar atividades físicas. O autoconhecimento e conhecer melhor nossas mamas, para tanto a mulher deve palpar suas mamas, axilas e fossas claviculares, dessa forma seremos capazes de identificar qualquer mudança, que deve ser comunicada de imediato a seu médico.

Texto e foto: Ascom da SMS Natal.