CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 28 de junho de 2017

Unidade de Saúde de Brasília Teimosa passa a realizar teste da linguinha em Natal

Por Ascom Cosems-RN

Procedimento adotado para detectar possíveis alterações no freio da língua em bebês recém-nascidos, o teste da linguinha passou a ser ofertado pela unidade básica de saúde de Brasília Teimosa neste mês de junho. Exame simples, rápido e indolor, ele é importante não apenas para o desenvolvimento da fala, mas também para a alimentação da criança.

A diretora da UBS Brasília Teimosa, Liene Medeiros, explicou que o procedimento deve ser feito o quanto antes, já que o diagnóstico precoce da chamada “língua presa” favorece uma solução rápida e eficaz do problema, que acarreta alterações na dicção das palavras e compromete o desenvolvimento oral da criança.

“É um exame que pode ser feito em qualquer idade, mas, quanto mais rápido se detectar o problema, mais fácil será resolvê-lo. Para se ter uma ideia, há casos que podem ser resolvidos na hora, com uma pequena incisão. Os casos mais avançados ou mais graves são encaminhados para o serviço de referência em Fonoaudiologia”.

Liene afirmou ainda que, além do teste da linguinha, são feitas orientações educativas às mães das crianças sobre a correta higienização bucal dos bebês para evitar problemas como formação de cáries e outros problemas bucais na primeira infância. “Orientamos todas para que elas se mantenham sempre atentas para a higiene bucal e os cuidados com a saúde dos bebês”.

ASSESSORIA DE IMPRENSA