CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 10 de abril de 2017

Unidade de Ponta Negra apresenta espaço de escuta para mulheres da Vila

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio da Unidade de Saúde da Família de Ponta Negra, em parceria com o Departamento de Enfermagem da UFRN, apresentou na tarde desta sexta-feira (7), o grupo A Tenda Vermelha, para as mulheres da Vila de Ponta Negra.

Conduzida pela arte educadora, Ísis de Castro, a Tenda Vermelha é um grupo de escuta, de ações lúdicas, dança, música, contação de histórias de suas próprias vidas, relacionadas ao universo das mulheres da Vila de Ponta Negra.

O Projeto Tenda Vermelha foi desenvolvido pelas enfermeiras Múcia Teixeira Batista, Meine Siomara Alcântara e pela dentista Neuma Lúcia de Oliveira, e foi apresentado como atividade de finalização do Curso de Preceptoria realizado no Núcleo de Saúde Coletiva/UFRN, para os profissionais da atenção básica que recebem estagiários dos mais diversos cursos.

Para essa primeira apresentação da tenda, o cenário foi criado e confeccionado pelas mãos dos profissionais e agentes de saúde da Unidade de Saúde de Ponta Negra, utilizando TNT, papel machê, cola, tinta, entre materiais usados em trabalhos artesanais.

“A UFRN está com inscrições para projetos de extensão e o nosso projeto está sendo inscrito com o objetivo de termos mais recursos para o desenvolvimento de nossas atividades”, afirmou a enfermeira, Múcia Teixeira.

Inspirado no livro Tenda Vermelha, da escritora americana Anita Diamont, onde ela trata, entre a realidade e a ficção, da vida das mulheres nômades do velho testamento, cuja tenda vermelha era um espaço dentro da tribo destinado aos rituais ligados ao feminino, desde os rituais de preparo da noiva para o casamento; da menarca das meninas da tribo; dos partos; entre outros.

ASSESSORIA DE IMPRENSA