CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 23 de junho de 2017

Unidade de Brasília Teimosa oferece acolhimento às mães durante a Semana do Bebê

Por Ascom Cosems-RN

A Unidade de Brasília Teimosa, localizada no Distrito Sanitário Leste, costumeiramente promove ações direcionadas à promoção da Saúde. Ao longo desta semana, entre os dias 19 a 23, está sendo realizada a Semana do Bebê, em um esforço contra os diversos tipos de doenças infantis, em especial as cardiopatas.

As doenças cardiopatas são especialmente perigosas para a população devido a pequena atenção que recebem. Pensando nisso, a diretora da Unidade de Saúde de Brasília Teimosa, Liene Medeiros, idealizou uma ação, em conjunto com o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), com o intuito de conscientizar a população sobre o real perigo das doenças cardiopatas.

Nessa semana, está sendo intensificado o trabalho sobre as nuanças da infância, de modo que toda a ambientação da Unidade foi alterada com intuito de transformar o ambiente em um lugar acolhedor para as crianças. Em todos os lugares que se olhe as cores estão presentes, sejam com balões ou desenhos na parede, uma verdadeira proposta de acolhimento.

Ao longo da Semana, estão sendo colocadas à disposição da população o teste do pezinho, teste do coraçãozinho e teste da Linguinha. Ainda são disponibilizadas orientações sobre a importância do aleitamento materno e da alimentação da criança nos primeiros dois anos de vida.

A diretora explica que a Semana do Bebê pretende não apenas disponibilizar testes e orientações, mas também acolher as mães e seus filhos. “Para nós, o trabalho de promoção à saúde não é apenas físico ou prover informações, é fazer com que todos sintam-se acolhidos na nossa unidade, mostrar que as pessoas têm um lugar aqui, independente do que precisem”, afirma.

“Nós sabemos que existem lugares em que esses serviços não podem ser disponibilizados, então nós, que podemos, temos a obrigação de promovê-los da melhor maneira possível, proporcionando um trabalho diferenciado”.

A realização foi feita em parceria com o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que disponibilizou estudantes de enfermagem para realizar o teste do pezinho, assim como capacitar os profissionais de saúde da Unidade para realizar o teste futuramente. O tratamento humanizado é o foco da unidade, que preza por oferecer um trabalho em que a comunidade esteja intimamente ligada e possa confiar no trabalho multidisciplinar da Unidade de Brasília Teimosa.

ASSESSORIA DE IMPRENSA