CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 6 de novembro de 2015

UBSs dispõem de vacina contra febre amarela e raiva humana

Por Ascom Cosems-RN

unnamed (2)

A Prefeitura de Mossoró disponibiliza para a população vacinas contra a raiva humana e febre amarela. A imunização é oferecida em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas em diversos pontos da cidade e, no caso da antirrábica, também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel durante fins de semana e feriados.

A vacinação contra a raiva humana é encontrada nas seguintes UBSs: Conchita Ciarlini (Abolição II); José Leão (Alto da Conceição); Chico Porto (Ouro Negro); Ildone Cavalcante (Barrocas); Maria Soares (Alto de São Manoel); Cid Salém (Abolição IV); Aguinaldo Pereira (Vingt Rosado); José Holanda (Dom Jaime); Chico Costa (Santo Antônio); Dr. José Fernandes (Lagoa do Mato); Maria Neide (Nova Vida); Lucas Benjamim (Abolição III); Durval Costa (Walfredo Gurgel); Antônio Soares (Bom Jesus) e Mário Lúcio de Medeiros (Alto da Pelonha).

Já a imunização contra febre amarela está disponível nas Unidades Básicas José Fernandes (Lagoa do Mato), Lucas Benjamim (Abolição III), Conchita Ciarlini (Abolição II), Centro Clínico Evangélico (Centro) e Maria Soares (Alto de São Manoel). A população encontra a vacinação em dias e horários alternados.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) não há registros de raiva humana em Mossoró. Entretanto, a população precisa ficar alerta em caso de mordida de animais. Qualquer pessoa que for agredida por um animal deve procurar imediatamente uma unidade de saúde e se vacinar.

Os principais sintomas da raiva, tanto em ser humano quanto em animais, são agressividade, fotofobia e confusão mental. Caso seja apresentado algum desses sinais, a vacinação deve ser aplicada imediatamente no ser humano e o CCZ deve ser comunicado através do 3315-4833 para recolher o animal. Já a vacina contra febre amarela é destinada para pessoas que irão viajar para áreas endêmicas, especialmente o Norte do país, e deve ser aplicada 10 dias antes da viagem.

Secretaria finaliza detalhes para início da campanha antirrábica em animais

A Secretaria Municipal de Saúde está finalizando os preparativos para o início da campanha contra raiva em animais, que deve ser realizada na segunda quinzena desse mês. A data será definida em reunião agendada para a próxima semana. O último registro de raiva animal em Mossoró se deu em 2013, quando um gato foi diagnosticado com a doença.

Ascom da SMS de Mossoró.