CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 2 de maio de 2016

SMS relata experiência contra doenças transmitidas pelo Aedes

Por Ascom Cosems-RN

unnamed (1)

As experiências da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no enfrentamento ao Zika Vírus, Dengue e Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, foram abordadas durante o ‘Seminário sobre Zika: a realidade de Mossoró’. O evento, realizado na manhã deste sábado, 30, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS).

A diretora da Unidade de Endemias do Município, Karla Cartaxo, representou a SMS durante o simpósio e ressaltou que o enfrentamento ao mosquito e às respectivas doenças resulta da junção de esforços entre a Unidade de Endemias, Estratégia de Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica.

“Estamos abordando a importância da prevenção ao vetor e das notificações dos casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A contabilização das notificações nos permite conhecer a realidade de Mossoró e acionar serviços importantes como o carro fumacê, cuja substância elimina os mosquitos adultos enquanto voam”, declarou.

Karla destacou que uma parcela da população tem se conscientizado acerca da importância de combater o Aedes aegypti. De acordo com ela, a Prefeitura continua mobilizada em ações de enfrentamento ao mosquito e os dados do Índice de Infestação Predial, que se refere à presença de focos nas residências, apresentam redução. “O Índice de Infestação Predial em Mossoró apresentou retração de 1,2%, estabelecendo-se em 4,5%. É expressivo, porque, no primeiro semestre de 2015, esse resultado era de 7,2%”, frisou.

A diretora reforçou também a relevância do simpósio e enalteceu a parceria da Uern com a Secretaria Municipal de Saúde. “A presença dos estagiários da universidade nos equipamentos da SMS e a troca de experiência com a instituição de ensino têm sido muito importante para nossa gestão”, reforçou.

ASCOM DA SMS DE MOSSORÓ