CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de outubro de 2015

SMS realiza projeto “Olhar Brasil” nas escolas da rede pública municipal

Por Ascom Cosems-RN

Olhar Br

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciará as ações do projeto “Olhar Brasil”, com ações preventivas e corretivas de saúde auditiva e visual nas escolas da rede pública de Natal, nesta terça-feira (20). A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti, pretende diminuir os índices de evasão e repetência escolar no município por meio do diagnóstico precoce e correção de problemas relacionados à audição e visão, que prejudicam o processo de aprendizagem.

A primeira unidade a receber a visita da equipe do projeto, composta por médicos oftalmologistas, otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, é a Escola Municipal Antônio Campos e Silva, situada no bairro de Mãe Luíza. A ação começará às 8h, com a presença do secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca.

Todos os alunos matriculados deverão passar por triagem para detecção de problemas relacionados à visão ou à audição, que possam comprometer o processo de aprendizagem escolar. Os atendimentos são realizados durante o período regular de aulas, para que todos possam ser beneficiados.

O projeto já foi realizado anteriormente com outro nome e após um período suspenso, está sendo retomado pela atual gestão da pasta. O enfoque é atender 100% dos estudantes da rede municipal, com prioridade para as escolas atendidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), projeto desenvolvido pela SMS em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Elas serão as primeiras visitadas.

A técnica do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC-SMS), Mônica Collier, explicou que, além dos profissionais médicos, enfermeiros e professores foram capacitados para identificarem possíveis problemas de saúde auditiva dos estudantes, além de casos de doenças comuns. Após passar pela triagem, os casos que precisam de atenção maior são encaminhados para a unidade de saúde da sua região.