CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 20 de outubro de 2015

SMS promove qualificação técnica sobre atendimento odontológico à pacientes portadores de Coagulopatias

Por Ascom Cosems-RN

Saude Bucal 2

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal participarão de um curso voltado aos cirurgiões dentistas da rede intitulado Qualificação Técnica Atendimento Odontológico a Pacientes Portadores de Coagulopatias. O encontro será realizado nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21),no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO-RN), das 9h às 13h. Hoje, foram contemplados os cirurgiões-dentistas dos Distritos Sanitários Norte I e II. Amanhã, serão os profissionais dos Distritos Leste, Sul e Oeste.

A coagulopatia é uma doença que prejudica a capacidade do sangue coagular, podendo causar sangramento prolongado ou excessivo. Pode ocorrer espontaneamente ou após uma lesão resultante de procedimentos médicos ou odontológicos. Se não for tratada, o sangramento descontrolado pode causar danos às articulações, músculos ou órgãos internos e pode ser fatal.

Segundo a Coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Mauricéa Medeiros, os pacientes com transtornos de coagulação sanguínea são grupos de pessoas que requerem atenção e cuidados especiais na prática odontológica.

O objetivo do curso é apresentar aos profissionais de odontologia, por meio da revisão literária, as principais coagulopatias hereditárias e suas manifestações clínicas, bem como seus impactos durante o atendimento odontológico, uma vez que muitos dos pacientes portadores da doença negligenciam sua saúde bucal devido ao medo de sangramentos ocasionados durante a escovação dental ou mesmo pelo uso do fio dental, aumentando o risco de gengivite, periodontite e cárie”, explica Mauricéa Medeiros.

É fundamental que os profissionais de odontologia estejam cientes do impacto das desordens sanguíneas no tratamento dental dos seus pacientes. O Ministério da Saúde é o órgão federal responsável pelo Programa Nacional de Coagulopatias Hereditárias, doenças hemorrágicas decorrentes da deficiência quantitativa e ou qualitativa de um ou mais fatores da coagulação.

Texto e foto: Ascom da SMS do Natal.