CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 25 de maio de 2017

SMS participa da primeira reunião da câmara técnica sobre qualidade da água em Natal

Por Ascom Cosems-RN

A preocupação com a qualidade da água para consumo humano no município foi tema de encontro que reuniu representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal (Arsban) nesta quarta-feira (24). Esta foi a primeira reunião da câmara técnica, que discutirá detalhadamente os processos de trabalho que visem a melhoria da qualidade do recurso natural.

Segundo o chefe da Vigilância Ambiental e do Trabalhador (Visamt), Marcílio Xavier, por causa do resultado do relatório quadrimestral do programa Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (Vigiagua), referente aos primeiros quatro meses deste ano, ficou decidido no Conselho Municipal de Saneamento Básico (Consab) a reativação da câmara técnica.“Os resultados do relatório expõem a qualidade da água consumida pelos natalenses e, por isso, os casos em desconformidade com a Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde são notificados para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e aos estabelecimentos responsáveis por poços, para resolução imediata dos problemas narrados”.

Marcílio explicou ainda que durante o encontro, ficou acordado, como encaminhamento, que as notificações deverão ir em formulário específico, de forma física, e também em formato online, via e-mail. E que foi marcado para o início de junho a realização de uma coleta em conjunto de amostras de água nos bairros onde foram detectados os maiores números de inconformidades. “Essa medida objetiva acelerar o processo de respostas da Caern frente às nossas cobranças por resolução dos problemas. Vamos iniciar as visitas e coletas a partir do dia 2 de junho, junto com representantes da própria SMS, Caern, Arsban e também do Consab. Todas as regiões de Natal serão contempladas e a nossa expectativa é que essa ação seja muito positiva e benéfica para a população”.

ASSESSORIA DE IMPRENSA