CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 28 de março de 2017

SMS Natal reúne agentes de endemias para discutir otimização do Vigiadengue

Por Ascom Cosems-RN

unnamed

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal reuniu-se, nesta terça-feira (28), com agendes de combate às endemias da rede municipal e o Sindicato dos Agentes de Saúde do RN (Sindas) para discutir a otimização do programa Vigiadengue, desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Para o secretário de saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca, o encontroque ocorreu no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure) – foi uma oportunidade de ouvir os servidores na busca de propostas que possam melhorar os serviços oferecidos para a população. “O Vigiadengue não é um sistema fechado, é um sistema aberto, sujeito a críticas e sugestões. O Vigiadengue não funcionaria sem o trabalho realizado pelos agentes, então nada mais justo que eles também participem dessa construção”, frisou.

Luiz Roberto ainda destacou a importância que o programa tem no combate ao Aedes aegypti. “O Vigiadengue não vai impedir que o surto ou epidemia de dengue aconteça, mas é capaz de rapidamente nos notificar sobre uma mudança nos números dentro do município e nos permitir dar uma resposta rápida na busca pela solução do problema”.

O trabalho feito pelos servidores resultou em uma diminuição significativa na quantidade de casos registrados de doenças causadas pelo Aedes aegypti. Em 2015, Natal era responsável por 80% dos casos no Rio Grande do Norte. Em 2016, essa quantidade caiu para 20%. “O nosso trabalho já foi apresentado fora do Brasil. Especialistas vêm de todo o país para conhecer e aprender sobre o Vigiadengue. Isso significa que o trabalho vem sendo muito bem desenvolvido”, finalizou o secretário de saúde de Natal.

ASSESSORIA DE IMPRENSA